Yoga para crianças
Atividade que desperta nos pequeninos a consciência de suas habilidades físicas e mentais. Contempla atividades lúdicas, sem preocupação com desempenho, mas sim com o prazer em vivenciar o relaxamento, a concentração, a disciplina e a alegria de praticar, possibilitando ao mesmo tempo o entendimento de viver consigo mesmo e com o outro, integrado a um ambiente
Música de Brinquedo
A banda “Pato Fu” realiza espetáculo de lançamento do CD 'Música de Brinquedo', no qual explora instrumentos de brinquedo e outros ligados ao universo da musicalização infantil como flauta, xilofone, kalimba e escaleta, além de cavaquinho, glockenspiel de latão e kazoo de plástico.
O espetáculo cênico musical conta com a participação do grupo de manipuladores de bonecos Giramundo. No repertório, músicas como Primavera (Tim Maia) e Live and Let Die (Paul e Linda McCartney).
Biblioteca Hans Christian Andersen
Inaugurada na década de 1950, a Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen, recebeu esse nome em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente por seus contos de fadas. Reformada recentemente e ganhou um acervo especializado em contos de fadas. São 7 mil livros, sendo 128 novos, também adquiriu 801 livros de Contos de Fadas além de 78 unidades de DVDs de filmes infantis, além da programação de teatro e narração de histórias para os pequenos.
O cenógrafo Sidnei Caria foi chamado para conceber um cenário que ambientasse as crianças no universo mágico dos Contos de Fadas. A figura do sol na fachada do auditório remete à energia e ao brilho do astro rei que conduz para o corredor encantado onde estão figuras das histórias de Hans Christian Andersen como a bailarina e o anjo contendo trechos das histórias. Entrando na biblioteca há o cantinho do patrono com uma breve história da vida de Andersen. Na sala temática as estantes com os livros de literatura infantil e de contos de fadas têm o formato de um castelo medieval e um espaço acolhedor onde crianças podem escolher seus livros prediletos para ler ou emprestar /p>
Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
A Biblioteca Infantil Municipal foi criada em 14 de abril de 1936 como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura liderado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura.
É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e precursora de outras similares, tanto no município como no interior do estado de São Paulo.
Nesse prédio moderno, o acervo de livros foi aumentando e novas atividades foram criadas: sala de artes, discoteca, seção de livros raros, teatro de Bonecos, o acervo Monteiro Lobato, o Teatro Infantil Monteiro Lobato/TIMOL, a Academia Juvenil de Letras, programação de peças de teatro, sala de vídeo, banco de textos teatrais, visitas monitoradas com escolas e tantas outras.
Especializada no público infantil, promove, principalmente, a iniciação à leitura e a formação de novos leitores. Além disso, promove clubes de leitura, concursos, lançamentos de livros, audição de fitas, projeção de filmes e vídeos, oficinas e exposições, teatro e recital, tudo voltado para as crianças.
Semanalmente, abriga atividades como a Hora de Ouvir Histórias, que promovem o gosto pelos livros entre crianças de todas as faixas etárias.
Museu Lasar Segall
Museu-familia é um conjunto de ações para crianças, jovens e adultos com vínculos familiares e de amizade. Apresenta três atividades distintas: Histórias no jardim, Oficina de arte e Arte em família, oferecidas aos domingos à tarde para que os participantes desfrutem de uma experiência cultural em seus momentos de lazer.
Catavento cultural e educacional
"No espaço catavento, nos fins de semana há uma sala só para crianças de 3 a 7 anos, com monitor e brinquedos. Não deixe seu filho ali. mesmo que ele não entenda nada dos experimentos do museu científico, vai aproveitar (e muito) o passeio. Principalmente os setores "Vida"e "Engenho", que têm ossos de animais, bolhas de sabão do tamanho de um pneu de trator e máquinas de arrepiar o cabelo.
Vá domingo, após o café. Como não há lanchonete no local, você tem uma boa desculpa para atravessar a rua e almoçar no Mercado Municipal (Pq D. Pedro, 3326-3401).
Programe-se para sair do museu por volta das 14hs, pois neste horário o estacionamento do mercadoestá mais tranquilo. Siga para o subsolo: há um "family room"simples, mas limpo. Após algumas frutas, uma porção de picanha e pastéis de palmito, você já pode voltar para casa."
MASP
O Museu de Arte de São Paulo,cria oficinas para integrar pais, crianças e a escola. Iniciativa semelhante acontece no MAM (Museu de Arte Moderna), que também promove oficinas para as famílias trabalharem juntas
Mais um motivo para você fazer do museu um programa para toda a família. O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) criou um programa para integrar os pais, as crianças e a escola. É o “Família e Escolas no Museu”, que começou em dezembro de 2009 como uma atividade experimental em parceria com a marca de cola em bastão Pritt e recomeça efetivamente a partir de março deste ano.
O objetivo do projeto é incentivar a maior participação dos pais na educação dos filhos e, é claro, estimular o contato com as artes. Além de conhecer o acervo do museu (que conta com cerca de 8 mil peças) e receber orientações dos educadores sobre pintura ou escultura, as crianças também produzem, no ateliê do MASP, suas próprias obras - e sempre em parceria com os pais. Cada um escolhe o que deseja fazer: colagem, pintura, marcenaria, teatro, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário